
Robert Prevost é eleito novo papa
Pedro Paulo Lemes
A Igreja Católica tem um novo líder: o norte-americano Robert Prevost foi eleito por mais de dois terços dos cardeais no Conclave e será o novo papa, adotando o nome Leão XIV.
“A paz esteja convosco”. Foi com essas palavras que o novo pontífice iniciou seu primeiro discurso. O recém-eleito ainda homenageou seu antecessor, Francisco.
“Nos ajudem a construir pontes vocês também, com diálogos, com encontro, para sermos um único povo, sempre em paz. Obrigado, papa Francisco”, disse Leão XIV.
Aos 69 anos, Prevost tem dupla nacionalidade. Nascido nos Estados Unidos da América, ele recebeu cidadania peruana após um extenso trabalho missionário no país.
Com uma postura moderada, a tendência é que o novo papa siga a linha de trabalho do último papado.
Declarado cardeal em 2023, Prevost mantinha uma relação próxima com Francisco. Até então, ocupava a posição de prefeito do Dicastério para os Bispos, participando ativamente da nomeação de bispos ao redor do mundo.
Em seu papado, Prevost terá a missão de unir a Igreja, bastante dividida nos últimos anos entre progressistas e conservadores.
Leão XIV quebra o tabu da América do Norte e o Papado — algo que não era previsto, devido ao peso político que isso poderia gerar.
No campo político, o novo Papa possui uma visão progressista, tendo criticado publicamente ações do presidente Donald Trump.
Em seu primeiro discurso como Papa, Leão XIV se pronunciou em italiano e espanhol, pregando uma mensagem de paz, diálogo e união.